skip to Main Content
(54) 3451-9533 aearv@aearv.com.br

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (AEARV) foi fundada em 23 de setembro de 1978 com o objetivo de valorizar o exercício de engenheiros e arquitetos, integrando os profissionais e zelando pelos seus direitos. Em 1963, antes da fundação oficial da AEARV, um movimento se formava para valorizar a categoria e proporcionar uma formação contínua e integral que também contribuiria para a comunidade bento-gonçalvense.

Essa união desejava integrar profissionais com formação acadêmica e licenciados com registro junto ao Conselho Regional de engenharia e agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS). Nesta época, o grupo precursor, composto pelos engenheiros civis João Carlos Pompermayer, Nelson Tegon e Elias Japur, e pelo arquiteto Antônio Ernesto Pasquali (in memória), uniu-se a integrantes do departamento técnico do 1º Batalhão Ferroviário, constituído pelos também engenheiros Luigi Tielet da Silva, Valter Galvani e Orlando Heneman.

Em 07 de janeiro de 1976, após 13 anos do que foi apenas um encontro de classe, Pasquali encaminhou um ofício ao então presidente do CREA-RS, Flavio Koff Coulon, formalizando a iniciativa de estabelecer uma entidade que tivesse representação no próprio conselho, agregando engenheiros, arquitetos e agrônomos.

A fundação e a primeira Assembleia Geral Extraordinária da AEARV ocorreu em 1978 com a presença de 24 pessoas, estes seus sócios-fundadores: Antonio Ernesto Pasquali (in memória), Carlos Domingos Piccoli, João Carlos Pompermayer, Dirceu Luis Nicoletti (in memória), Nelson Paulo Boelter, Vilson Felix Jacques, Aquiles Roberto Pizzetti (in memória), Humberto Roman Ross, Loreno Gracia (in memória), Noely Barzenki, Antonio Bertolini, Olivar Basso, Alfredo Causadier Filho, Ademar Honorato Facherazzi, Eduardo Humberto Jaconi, Baldomir Simon Lapolli, Luiz Martinelli, Edmar Mattevi, Ciro Pavan, Cedamir Poletto, Angelo Francisco de Piñedo Roman Ross, Olavo Rossoni, Ernesto José Sandrin e Elizabete Valduga.

Associação dos Engenheiros, Arquitetos e agrônomos da Região dos Vinhedos, é uma entidade civil, sem fins lucrativos e de duração ilimitada, filiada ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, CREA-RS. Tem a sua base de atuação e congrega os profissionais dos seguintes Municípios: Garibaldi, Carlos Barbosa, Veranópolis e Nova Prata, André da Rocha, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Dois Lajeados, Fagundes Varela, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Protásio Alves, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa, Santa Tereza, União da Serra, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Back To Top