skip to Main Content
(54) 99153-1904 aearv@aearv.com.br
DSC 0557

Maena Design Conecta evidencia a empatia nos projetos arquitetônicos

Aline Palma e Michele Raimann destacaram a arquitetura pensada no ser humano durante o II Congresso Estadual AEARV

A conexão próxima e interessada entre as pessoas e a arquitetura é o que norteia o trabalho de Michele Raimann e Aline Palma. Para as sócias do escritório Maena Design Conecta de Porto Alegre, que conta também com a parceria de Roberta Rammê, a empatia nos processos de projeto é fundamental para criar novas ideias de arquitetura e design que liguem mais do que resultados, mas propósitos de vida e experiências. As arquitetas apresentaram a temática durante o primeiro dia do II Congresso Estadual AEARV.

Após participarem de vários projetos e analisarem a forma como os produtos imobiliários vêm sendo desenvolvidos, as profissionais perceberam uma cultura comum de processos. A partir disso mapearam tópicos e questionaram os padrões do setor. A crise econômica estabelecida no país, segundo elas, colocou à prova todas as certezas do mercado. “A partir dessas provocações a MAENA foi a campo compreender o que efetivamente gera identificação para o morador/usuário de hoje. Queremos inovar e projetar com foco no ser humano”, destaca Michele.

A união das experiências das arquitetas com esta investigação certificou a crença de que a qualificação das cidades inicia pela compreensão de todas as variáveis que compõem o viver do indivíduo e que o projeto de qualquer empreendimento deve considerar essa organicidade. O processo de projeto orientado pela empatia, tema da palestra da Maena Design Conecta, é a ferramenta principal empregada pelo escritório em sua linha de atuação. Nos projetos desenvolvidos pela empresa e apresentados durante o Congresso a essência da Maena fica evidente. Entre os destaques estão: Gramado Exclusive Hotel, Condomínio Blue, Vila Olímpia Square, edifício Libres e edifício Artsy.

“Quando o cliente conversa conosco e comenta suas reais necessidades, o projeto toma um novo rumo. Pra isso temos uma equipe multidisciplinar muito engajada, pensando em objetivos comuns com visões integradas. Devemos resgatar o papel do arquiteto, do bem-estar, e visão estratégica para tomada de decisões e resultados. Essa nova metodologia está em nossas mãos. De ponto em ponto conseguiremos deixar um legado para as novas gerações”, afirma Aline.

A filosofia da Maena Design Conecta corrobora também com o tema central do II Congresso Estadual AEARV “Urbanidades: cidade para as pessoas”. Para as arquitetas, quem utiliza os espaços e as edificações precisam estar por dentro de tudo, ou seja, assumir um papel de protagonismo diante da expansão urbana. “É necessário ‘calçar os sapatos’ do morador e mantê-lo sempre no foco das decisões do projeto. Isso é o que efetivamente vai transformar a cidade em um conjunto de lugares com significado, conectados emocionalmente com as pessoas e com seu estilo de vida”, ressaltou a diretora Aline Palma.

Back To Top