skip to Main Content
(54) 99153-1904 aearv@aearv.com.br

Voz ao associado é trunfo da AEARV na avaliação de 2017

 

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (AEARV) se despede de 2017 mais fortalecida, ampla e propositiva em sua missão de representar os profissionais do segmento e, especialmente, agregar contribuições relevantes de ordem social a sua atuação. Isso porque o ano foi marcado por resultados significativos, advindos de políticas implantadas para atender essa proposta institucional e, ainda, agregar a participação do associado no processo.

“Quando nossa diretoria iniciou os trabalhos, realizamos uma pesquisa interna com os sócios, a fim de entender suas demandas, necessidades e preferências. Assim, tivemos nossos passos norteados e aprimorados, resultando em um plano de ação, aplicado durante todo 2017, com excelentes resultados”, opina a presidente da entidade, a engenheira civil Daniele Gujel Capellari, que se despede do cargo neste mês – a eleição que apontará a diretoria à frente da entidade ocorre amanhã, dia 08.

Foi baseado nesses questionários que muitos projetos foram gestados. Um deles atende a um dos pilares da associação e diz respeito à participação mais ativa em demandas que interferem na vida em sociedade, como o plano diretor. Outros foram os encontros técnicos com palestras a fim de capacitar e aperfeiçoar os conhecimentos de engenheiros e arquitetos, com destaque para o Congresso Estadual, e a valorização dos profissionais, zelando por seus direitos. “Foi um ano positivo, demos sequência ao trabalho das gestões anteriores, empenhando-se nesses pilares que sustentam a plataforma de trabalho da AEARV”, comenta Daniele.

Para ela, esses fatores são condutores básicos do trabalho de cada diretoria e norteiam as ações da AEARV, que em 2018 comemora 40 anos de atuação. “Temos muitas ações para serem continuadas, como manter o quadro de eventos e batalhar pela valorização dos profissionais da categoria”.

 

Principais atividades/conquistas realizadas

– Terceira edição do Congresso Estadual AEARV, com dois dias de intensa programação do Anfiteatro Casa das Artes, tendo como tema Coletividade – construções para o futuro’. No palco do fórum, arquitetos como Domingos Pascali, Sarkis Semerdjian, Luiz Merino Xavier, Edson Matsuo e Marcelo Ferraz; os engenheiros Luiz Carlos Pinto Silva Filho; Marcus Daniel e Daniel Pagnussat e as empresas NEX Group (engenheiros Raquel H Reck e Luiz Carlos Carini Medeiros); Studio Arthur Casas (Gabriel Ranieri); AT Arquitetura (arquiteto Tarso Carneiro); Wikihaus Incorporadora (Eduardo K. Pricladnitzki).

 

– Promoções de palestras técnicas sobre diversos assuntos de interesse da classe como “Protensão como ferramenta inovadora”, “Desempenho acústico das edificações”, “Estruturas de edifícios especiais”, “Programação neurolinguistica”, “Vidro insulado”

– Ampliação da parceria institucional com o CREA-RS, fortalecendo a representatividade da entidade.

– Eleição do diretor Vinicius Peruffo como coordenador do Colégio de Entidades Regionais do Rio Grande do Sul (CDER-RS) para a região da Serra – Crea/RS.

– Renovação e ampliação de parceria com empresas que possuem importante elo na relação associado/fornecedor: Greenopen Esquadrias, Modelo Vidros e Molder Estruturas

– Colaboração no desenvolvimento do Plano Diretor através do Complan e do grupo de estudos interno que ocorreu semanalmente. A AEARV também enviou ofícios à Câmara de Vereadores, mostrando-se a favor da manutenção da proposta original da UFRGS pela inclusão da análise da qualidade espacial, sem o aumento do perímetro urbano e que o Complan fosse um órgão deliberativo e representativo

– Participação nas questões que dizem respeito à utilização das áreas públicas do município.

– Reforço da importância do engajamento estudantil em entidades de classe e eventos técnicos para constante atualização profissional;

– Atualização do Estatuto da entidade a fim de modernizar e aperfeiçoar os princípios que regem a associação

Back To Top