Palestra apresenta especialização em Edificações Sustentáveis
Encontro abordou aspectos a serem tratados no curso realizado pela UCS, com apoio da AEARV
Contribuindo para a formação de profissionais com consciência ambiental mais apurada, a palestra de apresentação da especialização em Edificações Sustentáveis ocorreu no dia 16 de abril, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos da Universidade de Caxias do Sul. No encontro, os interessados puderam conferir os módulos da especialização, o corpo docente, a duração, entre outros aspectos.
Na ocasião, a coordenadora do curso, a professora Greice Portal, abordou o que será tratado em cada módulo da qualificação. Ao longo das 14 etapas, o tema sustentabilidade perpassa por todas elas. O destaque é para a sequência de quatro módulos interligados sobre eficiência energética, apresentando, em cada um, o desempenho da envoltória, a iluminação artificial e natural, o uso de energias renováveis e a ventilação e condicionamento térmico.
Greice aponta que também haverá um módulo sobre sustentabilidade aplicada ao ambiente construído, onde serão apresentados estudos de casos. Mesmo com os destaques, todas as etapas são essenciais para a formação do profissional desejado. “O nosso objetivo é promover o aprimoramento profissional dos que atuam ou pretendem atuar na indústria da construção civil em diversas escalas de projetos, sempre com o foco em edificações que se proponham a ser sustentáveis”, conta Greice.
Sobre o curso
A especialização terá início no dia 18 de maio. Já as inscrições se estendem até o dia 10 do mês que vem. O curso se destina a profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e outros egressos interessados na área. As aulas serão quinzenais, às sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã no campus da UCS em Caxias do Sul. A carga horária é de 360 horas e a projeção é que o curso dure até julho de 2019. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ucs.br, na aba Ensino > Especializações e MBA, onde constam mais informações sobre a qualificação. O encontro teve apoio da AEARV.