skip to Main Content
(54) 3451-9533 aearv@aearv.com.br

 

Ação da AEARV ocupa vagas de estacionamento para promover a democracia dos espaços urbanos e a qualidade de vida da comunidade

A intervenção, promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (AEARV) pela primeira vez em 2015, ganhou o nome de Parking Day. Quem circulou pelo Centro de Bento Gonçalves se deparou com uma estrutura diferente ocupando o espaço de duas vagas de carro junto à calçada da rua Cândido Costa.

Com inspiração no Parklet, o Parking Day é a reprodução de um projeto que acontece em diversas cidades do mundo e que pretende transformar o cenário urbano ao mesmo tempo em que promove o uso do espaço público de forma democrática.

Uma área de vivência e interação, com bancos e plantas sobre a grama, convida a comunidade a dar uma pausa na rotina e valorizar os momentos de integração. Com a iniciativa, a AEARV busca promover uma reflexão positiva, influenciando na qualidade de vida das pessoas.

O Parking Day tem origem no Parklet, uma intervenção urbana temporária que, através de extensões temporárias de calçada, promovem o uso do espaço público de forma democrática, melhorando a paisagem urbana e permitindo que a comunidade construa seu próprio espaço de convívio. Com origem americana, o Parklet faz uma brincadeira com o ato de estacionar (“parking”, em inglês) e parques (parks). No Brasil, o conceito de Parklet começou em São Paulo pela primeira vez em 2012.

Back To Top