AEARV promove palestra técnica com Roberto Curra: “A protensão é uma ferramenta inovadora que agiliza o processo e reduz custos”
Engenheiro civil falará sobre as vantagens da técnica na Casa das Artes, no dia 16. Para associados, o ingresso é 1 kg de alimento não perecível
Em tempos em que redução de custos é a ordem geral, encontrar alternativas para executar projetos aliando inovação à economia é uma habilidade decisiva para o sucesso dos profissionais da construção civil. Atenta a essa realidade de mercado, a AEARV investe na transmissão de conhecimento e informações a seus associados com a realização da palestra “Protensão: mais que inovação, uma solução rápida, econômica e eficaz. Do projeto à execução”. O encontro técnico traz como convidado o engenheiro civil Roberto Curra e ocorre no dia 16 de março, às 19h30, na Casa das Artes, em Bento Gonçalves.
A apresentação mostrará a eficácia desse processo pelo qual se introduz um estado prévio de tensões em uma estrutura, com a finalidade de melhorar sua resistência ou seu comportamento sob diversas condições de carga. “Adotar o uso da Protensão nas estruturas é uma decisão eficaz em razão da melhora do desempenho da estrutura, da agilidade que imprime ao processo construtivo e, finalmente, mas, com grande relevância, porque diminui consideravelmente os custos”, afirma Curra. Tendo suas principais aplicações em prédios residenciais (com multipavimentos ou até mesmo em casas), industriais e comerciais, pisos e radiers, essa técnica é utilizada nos EUA e na Europa desde 1960. No Brasil, a protensão não aderente com cordoalhas engraxadas e plastificadas vem sendo empregada desde 1997.
Além de uma introdução sobre o concreto protendido, o palestrante abordará as vantagens no projeto arquitetônico, na execução e na pós-ocupação. A fim de não deixar dúvidas, ele irá apresentar um comparativo entre um projeto em concreto armado e um em concreto protendido. “É importante salientar que a protensão é uma ferramenta inovadora, eficaz e muito segura, que permite aos arquitetos, engenheiros e construtores, ousar, aumentar a produtividade e reduzir os custos de execução da estrutura de uma obra”, conclui. Curra é formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, fundador da Supporting Engenharia e tem ampla experiência em execução de Protensão, gerenciamento e fiscalização de obras, e certificado pelo Post-Tensioning Institute (PTI – USA) desde 2004, com renovações em 2008, 2012 e 2016. Dentre suas qualificações, destaca-se como Consultor de Concreto Protendido, criador do curso de extensão “Concreto Protendido: Teoria e Orientações sobre a Prática de Execuções” – atividade que ministra em diversas faculdades desde 2011. Executa e é Consultor para Controle Tecnológico do Concreto pelo Método da Maturidade; é Professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, para ministrar disciplina de Concreto Protendido e Método da Maturidade nos cursos de especialização e é Membro do IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto, da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, do PTI – Post-Tensioning Institute e da ACI – American Concrete Institute.
Para associados da AEARV e da Ascon Vinhedos o ingresso é um 1kg de alimento não perecível. Outros interessados podem adquirir ingressos ao custo de R$ 50,00. Informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3451-9533.
Serviço
O que: palestra “Protensão: mais que inovação, uma solução rápida, econômica e eficaz. Do projeto à execução”, para Arquitetos, Engenheiros e Construtores
Quando: 16 de março, quinta-feira, às 19h30.
Onde: Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127. Bairro Planalto – Bento Gonçalves).
Quanto: para associados da AEARV o ingresso é 1 kg de alimento não perecível. Para os demais profissionais do setor, R$ 50,00.