AEARV quer colaborar com Legislativo no debate sobre o novo Plano Diretor
Em reunião com a presidência da Casa, a nova diretoria da entidade destacou a importância do suporte técnico da categoria na discussão sobre o planejamento urbano
Com a proximidade do início do ano legislativo e a discussão de importantes temas ligados ao planejamento urbano – como a revisão do Plano Diretor – a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região dos Vinhedos (AEARV) se reuniu, na manhã da última quarta-feira, dia 8, com os vereadores que integram a Mesa Diretora da Câmara Municipal. O objetivo, além de apresentar a nova diretoria da entidade, foi de reiterar o compromisso da AEARV com o desenvolvimento sustentável de Bento Gonçalves. Assim, novamente, a Associação colocou seu corpo técnico de profissionais à disposição do Poder Legislativo, para auxiliar na formatação do novo Plano.
Participaram do encontro a engenheira civil Daniele Artini Gujel Capellari, presidente na gestão 2017, os engenheiros civis Irani Raymondi (Vice-presidente) e Rogério Spiller (Suplente) e o arquiteto urbanista Bernardo Henrique Gehlen (Comissão de Eventos). Eles foram recepcionados pelo presidente Moisés Scussel Neto e pelos vereadores Eduardo Viríssimo (Vice-presidente), Rafael Pasqualotto (1º Secretário) e Valdemir Marini (2º Secretário), além do diretor-geral da Casa, Henrique Nuncio.
Durante a reunião, a presidente Daniele destacou a importância de se aprofundar os debates a respeito do Plano Diretor, para que as decisões a serem tomadas, que terão um grande impacto na comunidade bento-gonçalvense, respeitem uma visão de futuro e de crescimento ordenado. “Em alguns casos, são grandes alterações, mas que nem sempre estão apresentadas de forma tão clara à população. Por isso, é importante que esse assunto receba uma atenção especial e o apoio das entidades que têm conhecimento na área. A AEARV sempre estará de portas abertas e disposta a ajudar”, ressalta Daniele.
Os integrantes da diretoria salientaram, ainda, dois aspectos que também devem permear a análise e a reformulação do documento. Segundo eles, a prevalência do interesse coletivo em detrimento de demandas individuais e a necessidade de que o trabalho, de agora em diante, respeite o tempo que for preciso para as deliberações, sem atropelos no processo, são fatores vitais para a construção de novo Plano Diretor.
O presidente da Legislativo reconheceu a complexidade da pauta, que nos próximos meses deve começar a tramitar, e agradeceu a parceria proposta pela AEARV. “Nós teremos um grande desafio pela frente e é bom poder contar com esse apoio, porque muitas questões técnicas também exigem que busquemos esse suporte adequado. Sem dúvidas, trabalharemos juntos por uma cidade melhor”, afirma Scussel.
O envolvimento da AEARV com a revisão do Plano Diretor, que inclui um trabalho realizado pela UFRGS – contratada pelo Poder Público –, tem sido intenso nos últimos dois anos. Entre 2015 e 2016, a entidade montou um comitê específico sobre o tema: o grupo promoveu diversas reuniões internas, que resultaram na elaboração e entrega de um relatório à prefeitura, sugerindo mudanças e levantando questionamentos. O Conselho Municipal de Planejamento (Complan), onde a Associação possui uma cadeira, analisou o material elaborado pela Aearv e demais entidades que se manifestaram a respeito e elaborou um novo documento – que está novamente sendo avaliado pela Entidade, no intuito de contribuir com ajustes que tragam o melhor retorno à sociedade.