Em um ano de desafios, AEARV consolida atuação em defesa da urbanidade
Presidente Vinicius Peruffo avalia o trabalho realizado ao longo de 2016 às vésperas da eleição da nova diretoria, que ocorre no dia 2 de dezembro
A caminho de encerrar um ano marcado por grandes desafios e pelo constante engajamento em questões comunitárias – sobretudo no que se refere ao melhor planejamento e compartilhamento dos espaços urbanos – a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região dos Vinhedos (AEARV) reafirma o compromisso de atuar em defesa de bandeiras que representem melhorias para a coletividade. O comprometimento da entidade com os temas ligados ao desenvolvimento sustentável de Bento Gonçalves foi evidenciado em várias de suas realizações.
Uma das mais representativas foi o 2ª Congresso Estadual, que reuniu importantes nomes do ramo para abordar, num circuito de palestras, a relação entre cidades e pessoas. A programação reuniu cerca de 350 pessoas, entre profissionais e estudantes do segmento. Internamente, as ações com foco na qualificação das categorias e no fortalecimento do papel da entidade também ganharam destaque. Durante todo o ano, cursos, palestras e uma série de encontros voltados à atualização profissional reforçaram o vínculo da AEARV com os seus associados, que aprofundaram o estudo e a discussão sobre acessibilidade, meio ambiente e o futuro da arquitetura e da construção, entre outros aspectos.
Esse foi o maior desafio enfrentado – e superado – pela AEARV durante 2016: manter-se atuante em um cenário de retração, condição que impacta diretamente na viabilização de muitos projetos. A falta de apoios financeiros, entretanto, não impediu o andamento das atividades e a avaliação positiva do período. “Mesmo com as dificuldades que encontramos, nossos serviços continuaram sendo prestados com qualidade. O êxito nesse objetivo se deve, especialmente, ao comprometimento de nossa equipe: profissionais voluntários, que dedicaram tempo e energia no trabalho em prol do coletivo”, acrescenta o presidente da AEARV, Vinicius Peruffo.
Engajamento comunitário
Outra prioridade que pautou a atuação da entidade em 2016 foi o envolvimento no debate sobre questões relevantes para o desenvolvimento comunitário. Consciente de sua responsabilidade como liderança local, durante o processo eleitoral a AEARV indicou aos então candidatos à prefeitura uma relação de demandas consideradas prioritárias para o crescimento ordenado da cidade.
O documento destaca três importantes aspectos: a necessidade de investimento em tecnologia para agilizar e integrar os sistemas de comunicação e fiscalização dos departamentos municipais; o aprimoramento e a aplicação efetiva das medidas prevista no Plano Diretor; e a democratização dos espaços públicos, com a implantação de projetos inovadores como parklets, ciclovias, bicicletários e corredores de ônibus, inclusive com a revisão de áreas de estacionamento. “São propostas que podem ter um profundo reflexo em nossa sociedade, permitindo que possamos planejar, principalmente, o futuro de nossa cidade”, ressalta o presidente da AEARV, Vinicius Peruffo.
De forma ativa, participou das avalições e estudos relacionados ao Plano Diretor do município, compartilhando o conhecimento técnico dos profissionais da área de modo a agregar importantes contribuições ao documento – e também nos conselhos municipais onde seus associados ocupam cadeiras.
Exercício de renovação
A missão de continuar o trabalho representativo e expandir o ciclo de ações em prol dos profissionais de engenharia e arquitetura será entregue a novas lideranças no final deste ano. A eleição da diretoria que responderá pela entidade em 2017 está agendada para o dia 02 de dezembro. Ao novo grupo, caberá o desafio de dar continuidade aos principais pleitos balizadores da atuação da entidade desde sua fundação, quase 40 anos atrás. “A AEARV tem compromisso com o bem-estar da comunidade e essa continuará sendo a referência para o trabalho das próximas gestões. A contribuição da atual diretoria foi um passo no sentido de avançar em busca de conquistas alinhadas a esse objetivo, e tenho certeza que será ampliada pela próxima gestão”, avalia Peruffo.